Mas eles chegaram na Secretaria de Justiça tarde demais e o Sr. Pires já tinha voltado para sua casa.
Luís da Costa e o Major voltaram a casa do Sr. Pires e lá ficaram sabendo que ele estavam na casa do Dr. Oliveira, e lá foram eles de novo para casa do Dr. Oliveira, onde finalmente conseguiram encontrar o , impossível de achar, Sr. Pires. Ao questiona-lo sobre a história do Luís da Costa ele respondeu:
-Eu não disse que a moça era bonita, apenas que me constava ser bonita. Eu ouvi a história de um empregado do tesouro, que mora em Catumbi.
O Major dispensou o Luís da Costa e arrastou o Sr. Pires, sobre protestos, para Catumbi. Desta vez foram mais felizes, encontraram o Bacharel Plácido em casa, ao questionado sobra a história o Bacharel disse:
-É verdade que eu falei de um rapto, mas o que eu disse foi que o namoro da sobrinha do Major Gouveia com o alferes era tal que já havia um projeto de rapto. E eu ouvi isto do Capitão Soares.
Depois de dispensar o Sr. Pires o Major tentou arrastar o Bacharel Plácido até Mataporcos, onde morava o capitão Soares, mas o homem era tão pesado que o Major teve que andar no ritmo dele.
Ao chegar na casa do Capitão, muito tempo depois, questionaram-o sobre a história da sobrinha do Major, ele respondeu:
-Q que eu disse foi que havia uma vaga notícia de um namoro da Sobrinha do Major Plácido com um alferes, o resto é equivoco.
-E de quem ouviu a notícia?
-Foi do desembargador Lucas.
O Major ficou surpreso pois o desembargador Lucas era seu amigo mas mesmo assim dispensou o Bacharel Plácido e levou o Capitão até a casa de Lucas.
Na casa do Desembargador Lucas, que ao questionado sobre a história disse:
-Sim eu me lembro, mas não disse tudo isso, disse apenas que a sobrinha de meu amigo Gouveia piscara um olha para um alferes.
O Major perguntou:
-E de quem ouviu isto?
-Foi do Senhor.
-De mim?!
- Não se lembra? Sábado passado, na rua do ouvidor....
-Mas tudo que eu disse foi que brigaria com minha sobrinha se ela deitasse o olho em algum alferes.
O major depois disso levou o Capitão para casa e foi para sua própria casa, nesta noite pensando sobre o ocorrido suas ultimas palavras antes de dormir foram:
-Quem conta um conto...
Nenhum comentário:
Postar um comentário