
Artur Azevedo nasceu em 1855 e morreu em 1908, é irmão do escritor Aluísio Azevedo, é um grande escritor de comédias teatrais.
Fundou, junto com Machado de Assis, a Academia Brasileira de Letras em 1891.
Os contos dele presentes no livro quem conta um conto são Plebiscito e Um Capricho.

Aluísio Azevedo nasceu em 1857 e morreu em 1913, seus romances denunciavam problemas da sociedade brasileira, seu melhor romance é O Cortiço, que fala sobre a vida cotidiana no Rio de Janeiro, falando sobre pobreza e trabalho.
Ele era mais conhecido por por textos sérios mas também escreveu textos humorísticos..
Depois de enfrentar muitas dificuldades como escritor, ele resolveu, aos 38 anos de idade, dedicar-se a diplomacia.

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 1839 e morreu em 1908 era filho de uma lavadeira e de um pintor de paredes, sendo pobre estudou pouco e começou a trabalhar cedo, no entanto é considerado um dos maiores escritores brasileiros.
Escreveu vários tipos de contos, em seus melhores romances, como Dom Casmurro e Brás cubas, está presente um humor fino, os contos presentes neste livro pertencem as fase de aprendizado de Machado de Assis.

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1881 e morreu em 1922, teve uma vida difícil e teve que interromper a faculdade por falta de recursos. Escreveu romances e contos com ironia, dirigida principalmente ao Rio de Janeiro, seus principais contos são Triste Fim de Policarpo Quaresma e Recordações do Escrivão Isaías Caminha.
Enfrentou muitas dificuldades, alcoolismo e foi internado em um hospício. O motivo da pouca atenção dada ao seus textos na época, foi sua dura critica social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário